Na semana passada, nossa estudante de doutorado financiada pelo HUUB, Philippa Jobling, formou-se na Nottingham Trent University. O título final de sua tese foi ‘Otimização aerodinâmica e termorregulatória do design de tri-suit para triatlo’, que mostrou que os tecidos apresentam desempenho ideal em diferentes temperaturas. Tem pouco a ver com o quão leve ou fino o tecido é e é governado pela física. A HUUB orgulha-se de ser a primeira a implementar uma abordagem multidisciplinar para inovação de produtos, onde identificamos a importância crítica de otimizar o compromisso entre aerodinâmica e termorregulação.

VISÃO GERAL DA TESE

Um triatlo consiste em natação, ciclismo e corrida, tudo concluído em sucessão imediata. As provas são de curta distância (sprint), consistindo em 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida até longa distância, como as mundialmente famosas corridas Ironman que consistem em 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida. As regras e roupas diferem nas diversas disciplinas de distância. Devido à natureza curta, técnica e legal da distância de sprint, muito pouca consideração é dada aos materiais em termos do seu impacto na termorregulação e aerodinâmica do atleta, mesmo em clima quente, pois provavelmente terá pouco ou nenhum impacto no desempenho, onde é comum os competidores usarem roupas sem mangas, tudo em um só traje de corrida. No entanto, quando se trata de distâncias mais longas, a regra legal não prevista significa que os concorrentes não ganham vantagem aerodinâmica uns dos outros e têm de confiar na sua própria posição e design de vestuário para tornar o seu ciclismo mais eficiente. Para um meio-ironman, os triatletas costumam usar ternos completos com tecidos ásperos incorporados ao longo tecido dos ombros que cobre o braço até os cotovelos, para auxiliar na aerodinâmica. Nessa longa distância, os triatletas exercem alta potência por períodos prolongados de tempo, resultando em alta produção concomitante de calor. Portanto, é importante que as vias de perda de calor, antes ou durante a corrida, forneçam ao atleta resfriamento suficiente para evitar tensão excessiva pelo calor e efeitos negativos no desempenho, especialmente quando compete em altas temperaturas ambientais. Foram observados benefícios de desempenho com vários métodos de pré-resfriamento, incluindo coletes de gelo e imersão em água fria, enquanto muitos métodos benéficos de pré-resfriamento são muito impraticáveis ​​para serem adotados durante uma corrida. Durante a fase de ciclismo, a maior via de perda de calor é através do resfriamento convectivo, porém, isso pode ser inibido pelas posições aerodinâmicas agressivas adotadas pelos triatletas. Durante esta fase, torna-se um compromisso importante entre melhorar a eficiência aerodinâmica e, ao mesmo tempo, manter a perda de calor suficiente. Uma maneira pela qual a perda de calor pode ser praticamente otimizada é através da seleção inteligente de tecidos nos trajes de triatlo. Ao melhorar o movimento do calor para longe do corpo através do aumento da condutividade, uma absorção e evaporação mais eficientes do suor, poderia ajudar a manter o desempenho ou permitir que os triatletas mantivessem uma posição aerodinâmica mais agressiva sem tal prejuízo à perda de calor. Embora seja difícil selecionar tecidos sem primeiro caracterizá-los em termos de propriedades térmicas e aerodinâmicas, o que pode ser muito caro, demorado e geralmente envolve o uso de um manequim térmico, métodos de placa quente ou túnel de vento. Atualmente, pouco se sabe até que ponto as diferenças nas propriedades do tecido afetam a resposta termofisiológica dos atletas durante o ciclismo em condições ambientais estressantes, onde um traje otimizado seria considerado mais benéfico.

Portanto, o objetivo desta pesquisa foi testar a confiabilidade de um método novo e mais rápido de medição de condutividade térmica e efusividade térmica de tecidos de desempenho esportivo usando um dispositivo C-Therm (Capítulo 2), caracterizar tecidos de desempenho atualmente usados ​​em roupas esportivas de elite em termos de suas propriedades térmicas e aerodinâmicas (Capítulo 3), compreender como as diferenças na condutividade térmica e na efusividade térmica impactam tanto a termofisiologia quanto a percepção térmica (Capítulo 4), investigar se os dados aerodinâmicos coletados são aplicáveis ​​em um ambiente de campo (Capítulo 5) e, finalmente, investigar como as manipulações diretas dos tecidos destinadas a aumentar a eficiência da evaporação do suor afetam a termofisiologia e a percepção térmica ao pedalar no calor (Capítulo 6).

Surgiram várias descobertas, incluindo: 1) Ao usar o C-Therm para medir k e 𝜀 de um tecido destinado a ser usado como uma única camada no corpo, são necessárias apenas 5 camadas únicas de tecido. Embora os métodos de teste de tecidos multicamadas e de camada única não possam ser usados ​​de forma intercambiável, uma regressão linear pode ser usada para derivar resultados de um método para outro. 2) Foram observadas diferenças nas propriedades térmicas dos tecidos lisos e foram identificadas diferenças nas propriedades aerodinâmicas dos tecidos lisos e ásperos. Isso permitiu a seleção de tecidos para trajes específicos de triatlo com base na velocidade de ciclismo do atleta para o qual se destinava a ser usado. 3) A magnitude das diferenças na condutividade térmica e na efusividade medidas não foram suficientes para impactar significativamente a termofisiologia ou a percepção térmica em uma temperatura ambiente de 28°C e 65% de umidade relativa e, neste caso, a aerodinâmica deve ser priorizada. As diferenças individuais também devem ser levadas em conta. 4) Diferenças nos tecidos principais do corpo de um traje de triatlo podem melhorar o CdA sem mudança de posição. A menos que um benefício termorregulador ou perceptual significativo possa ser demonstrado em um tecido, o tecido mais aerodinâmico deve ser escolhido em vez de um otimizado com base em suas características térmicas. 5) As conclusões desta tese orientam investigadores e atletas sobre como os tecidos de desempenho podem ser testados da forma mais válida, fiável e eficiente em termos de tempo possível, ao mesmo tempo que fornecem um limiar ambiental inicial em que a importância da aerodinâmica supera a importância da termorregulação.